quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Receitas



PANQUECAS PARA CAFÉ DA MANHÃ: (Sem glúten e sem lactose)
INGREDIENTES:
02 xícaras de leite de soja de sua preferência
02 colheres de sopa de farinha de grão de bico 
02 colheres de sopa de farinha de arroz tostada
½  colher de sopa de flocos de quinua
01 colher de café fermento em pó
01 colher de café de bicarbonato de sódio
¼ colher de café de sal
100 ml de óleo de canola (milho ou girassol)
01 ovo orgânico inteiro
Frigideira antiaderente própria para fritar ovos (aproximadamente 10 cm de fundo)
Liquidificador
Pincel de silicone
Espátula para virar.
PREPARO:Bata todos os ingredientes no liquidificador, porém reserve 50 ml de óleo para fritar as panquecas. Aqueça a frigideira e depois abaixe o fogo, umedeça o pincel no óleo e pincele o fundo da frigideira. Coloque uma concha do liquido e espere até que o fundo comece a se despregar da frigideira. Vire a panqueca e deixe que asse o outro lado por cerca de 1 minuto. Retire a panqueca e repita o processo até que termine a massa. Rende 04 porções com duas unidades.
ATENÇÃO: É importante que a frigideira esteja aquecida para iniciar o processo, porém as panquecas devem ser fritas em fogo baixo. Entre uma panqueca e outra deixe a frigideira aquecer rapidamente em fogo baixo e repita a etapa de pincelar óleo.
PARA SERVIR: Um de meus acompanhamentos preferidos para essas panquecas é o mel, regado por cima apenas, pode-se jogar umas lâminas de amêndoas tostadas. Outra possibilidade de gosto muito é calda de frutas vermelhas ou geléia de damasco. Também pode ser servido com coberturas salgadas como ovo pochê, creme de espinafre, ovos mexidos com tomate e manjericão. Huuumm! Dá até para sentir o cheirinho. :) É só soltar a imaginação.
Até mais
Bom apetite!!!

Fonte:Papo ao Pé da Mesa

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Consumo precoce de glúten por bebês pode aumentar a probabilidade de problemas de constipação

Os resultados de um estudo publicado por pesquisadores holandeses no American Journal of Gastroenterology, uma das revistas científicas mais conceituadas na área de gastroenterologia, sugerem que a introdução de gluten na dieta de bebês com 6 meses ou menos de idade aumenta significativamente o risco de prisão de ventre (ou ‘constipação funcional’) na criança, pelo menos até os dois anos de idade.


--

Gluten, problemas
O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e centeio, e assim onipresente na dieta ocidental. Além disso, para os portadores da doença celíaca (uma condição caracterizada por uma intolerância permante ao glúten em pessoas geneticamente predipostas) a ingestão de glúten é responsável pela inflamação crônica e danificação da mucosa intestinal em função da reação auto-imune que ele desencadeia, levando à má-absorção de nutrientes e outros problemas derivados como por exemplo a osteoporose, anemia e fadiga. Estudos recentes hipotetisam que o glúten possa também ser responsável pela presença de sintomas gastrointestinais mesmo na ausência da doença celíaca.

Neste novo estudo, o objetivo dos pesquisadores holandeses, coordenados pelo Dr. Kiefte-de Jong do Erasmus Medical Center (Holanda), era determinar se o glúten poderia de alguma forma também estar relacionado à constipação em bebês e crianças, uma das causas frequentes de visitas aos pediatras, principalmente na época em que se inicia a introdução de alimentos sólidos na dieta do bebê, bem como quando ocorre a transição do leite materno ou fórmula para o leite de vaca.
Para responder à esta pergunta, os pesquisadores analisaram os dados de mais de 4600 crianças. Os pais destas crianças completaram um questionário - envolvendo várias questões sobre a saúde da criança, amamentação, introdução de alimentos sólidos, medicamentos, presença de alergia à leite de vaca, dentre outras informações – em dois momentos do desenvolvimento de seus filhos: quando os bebês estavam com 6 meses e quando tinham 24 meses. A presença de constipação foi analisada como correspondendo à uma frequência de evacuação de menos de 3 vezes por semana e/ou presença de fezes endurecidas durante duas semanas ou mais.
Aos dois anos de idade, 12% das crianças, ou seja, aproximadamente 1 criança em cada 8, já tinham apresentado sintomas característicos de constipação. Após analisar características familiares e das dietas das crianças, o Dr. Kiefte-de Jong e seus colaboradores verificaram que a introdução do glúten na dieta precocemente foi o fator desencadeador da constipação em diversos casos: dentre as crianças que consumiram glúten precocemente (com 6 meses de idade ou menos), a probabilidade de terem sofrido episódios longos de constipação intestinal foi significativamente maior do que dentre aquelas que não consumiram glúten até os 6 meses de idade. Os resultados também não se alteraram quando os pesquisadores controlaram, na análise, os efeitos de fatores como o sexo da criança, peso no nascimento, tempo de gestação, nível de instrução da mãe, tabagismo pela mãe e origem étnica da criança.
problemas de constipação Problemas de constipaçãoAinda assim, os autores do estudo ressaltam que é preciso considerar que a pesquisa não é isenta de problemas, dentre os quais a utilização de questionários respondidos pelos próprios pais sobre a presença de alergias alimentares (ao invés do diagnóstico independente), e a falta de informação sobre características do estilo de vida das famílias. Neste sentido, ainda são necessárias pesquisas adicionais antes de que se possa recomendar rotineiramente o adiamento da introdução do glúten na dieta dos bebês.